segunda-feira, 7 de abril de 2014

Prefeitura faz festa mas não atende população da zona rural da capital

Renata Rodrigues/Muvuca Popular

Moradores e turísticas reclamam das condições das estradas. Foto: Muvuca
Popular
A capital mato-grossense completa nesta terça-feira, 08 de abril, 295 anos de fundação. Apesar de toda a propaganda feita pela prefeitura, dizendo que a situação na cidade melhorou, não é bem isso que se vê quando se anda pela  periferia da cidade, ou  se vai à zona rural, ou balneária do município.

Na região do Coxipó do Ouro e Arraial de Freitas, próximo à Ponte de Ferro, os moradores denunciaram o abandono em que se encontra a obra do balneário e o descaso com a população que frequenta o lugar. Eles são obrigados a fazer quase um raly, passando por uma estrada que  não tem condições de tráfego.
Orlando Leôncio nasceu e foi criado em uma das chácaras próximo a Ponte de Ferro; faz parte da quarta geração da família que luta por melhorias no local. Ele está formando uma equipe para nova Associação dos Micro e Pequenos Produtores Rurais da Ponte de Ferro e Arraial de Freitas, com o objetivo de defender os direitos do povo daquela área da capital mato-grossense.
 Leôncio diz que a principal prioridade que a comunidade pede às autoridades é uma audiência pública para discutir os projetos destinados ao espaço e o asfaltamento da estrada. “Queremos que  a prefeitura apresente quais são os projetos para os moradores da região e para os turistas que aqui frequentam”, afirmou.
Os visitantes da área reclamam da estrada sem asfalto e com muitos buracos. Na calçada de terra, um comerciante vende bebidas no local há seis anos. Danilo de Moreira mora no bairro CPA, em Cuiabá, há 25 anos, e conta da sua rotina nos finais de semana. “Venho trabalhar aos sábados e domingos, aqui o lugar é bom, da muita gente, mas o grande problema é a estrada que acaba com o meu carro. Sempre tenho prejuízos e agora com época de chuva, os buracos aumentam cada vez mais. E sem contar os acidentes que presencio, são de 3 a 4 batidas.”
Outro morador da região, dono de uma chácara, é o professor da Universidade Federal de Mato Grosso, Duílio Maiolino. Ele pede que os responsáveis finalizem essa obra na Ponte de Ferro e termine de asfaltar a estrada. Segundo Maiolino, a expectativa maior dos moradores é a conclusão desta obra.
A doméstica Ana Paula frequenta a área de lazer há mais de 10 anos com toda a família e, reclama: “todas as vezes que venho para me divertir aqui, acabo tendo é dor de cabeça por conta dessa estrada, muito, mais muitos buracos. Essa estrada nunca teve manutenção durante o tempo frequento aqui. A única coisa que posso fazer é implorar às autoridades que tome uma providência, asfalte logo essa via. É um longo trecho que dá muito prejuízo para nós que visitamos este lugar turístico da cidade”, desabafou.

‘Culpa’ da Câmara
A prefeitura tenta livrar-se da responsabilidade. Segundo o Palácio Alencastro, o projeto de lei, relativo ao  Centro de Animação Turístico Balneário Coxipó Jurumirim – Ponte de Ferro, está na Câmara dos Vereadores,  aguardando a aprovação. Só a partir daí começará a ser  montado projeto de licitação. Ou seja, deve demorar um bom tempo ainda até que as reivindicações sejam atendidas.

Após quatro anos parados, a obra de revitalização do Centro de Animação Turístico Balneário Coxipó Jurumirim – Ponte de Ferro, foi retomada em 2013 e, agora aguarda a tão esperada inauguração. A verba destinada para a estruturação do local é de 1 milhão e 100 mil  reais. O novo complexo turístico deverá ser construído com espaço destinado para dois restaurantes, área para estacionamento, quiosques e box para lojas de artesanatos. Terá ainda instalada uma sala de atendimento ao turista e pontos de apoio para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário