sexta-feira, 18 de abril de 2014

Eleições 2014: Crimes eleitorais podem ser denunciados por aplicativo

Renata Rodrigues
TRE-MT é o segundo tribunal do país a implantar o sistema Pardal. Foto:
Ascom TRE-MT

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso se aliou à tecnologia móvel para combater prática ilícitas durante o processo eleitoral. Agora é possível registrar e denunciar flagrantes de crimes eleitorais como propaganda irregular, compra de votos e uso da máquina pública, por meio do aplicativo Pardal, desenvolvido para smartphones.

Qualquer cidadão poderá registrar os atos proibidos por meio de fotografia, do próprio smartphone, e encaminhar a denúncia àJustiça Eleitoral. A versão para telefones com a plataforma Android permite o registro de imagens e a web, pelo computador, possibilita o enviar imagens, vídeos e textos.

Mesmo tendo direito de não votar, por conta da idade, o aposentado Arquimedes Martins Vieira, de 76 anos,  faz questão de todo pleito exercer seu papel de cidadão. Ele está animado com o novo aplicativo e seus benefícios. “É uma modernidade que veio para ajudar. Porque no próprio bairro onde moro já vi muita compra de voto. Fico indignado com essas atitudes. E mesmo não tendo um celular com todas essas tecnologias, os jovens que gostam dessas coisas, podem denunciar e aprender a exercer este dever tão importante para nossa cidade e sociedade”, destacou.

Todas as denúncias, anônimas ou não, serão recebidas pela Ouvidoria Eleitoral do Estado de Mato Grosso, que encaminhará os conteúdos recebidos aos Juízos competentes, para serem tomadas as medidas necessárias.

A bióloga Amanda Guimarães, 22 anos, gostou muito da ideia, porque vai permitir facilidade ao cidadão em denunciar os crimes eleitorais e favorecer a atuação rápida do TRE contra as propagandas irregulares, compra de votos e outras formas de corrupção eleitoral. “É excelente! Eu acho que pode inibir  bastante esse tipo de crime, pois hoje em dia é muito comum qualquer um ter um celular com aplicativo”, frisou.

Mato Grosso é o segundo estado brasileiro a implantar o uso do aplicativo Pardal, que incialmente foi desenvolvido pelo setor de Tecnologia da Informação do TRE, Espírito Santo e utilizado nas eleições municipais de 2012. O aplicativo recebeu melhorias pela equipe técnica do TRE-MT, e posteriormente será repassada ao TRE-ES. O Tribunal Superior Eleitoral deverá adotar o aplicativo como ferramenta corporativa a ser utilizada em terreno nacional.

O Pardal já está disponível ao público, e pode ser baixado gratuitamente na loja virtual Play Store para smartphones do sistema Android ou diretamente no site: www.tre-mt.jus.br, no banner Pardal.  No primeiro caso, para a busca do aplicativo o cidadão pode digitar “TRE-MT”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário